Muitos ainda têm dúvidas sobre a aposentadoria por idade e qual será a alíquota para a base de cálculo, vamos falar bem resumido para que possa te ajudar a entender.
A aposentadoria por idade para a mulher tem a regra da idade, a qual deverá ter 62 (sessenta e dois) anos de idade a partir de 2023, e não é somente o requisito da idade que irá ser considerado, mas, também o tempo de contribuição deverá ser observado.
Isso quer dizer, que além da idade de 62 (sessenta e dois) anos para as mulheres, também deve ser considerado 180 (cento e oitenta) meses de contribuição para a Previdência Social, ou seja, 15 (quinze) anos de contribuição, pois bem, isto é o caso das mulheres, mas e para os homens como funciona?
Os homens devem ter 65 (sessenta e cinco) anos de idade, assim como, os 180 (cento e oitenta) meses de tempo de contribuição, o que equivale a 15 (quinze) anos de contribuição.
Contudo, fique atento, porque se o homem for filiado ao RGPS (regime geral da previdência social), após a data da Reforma em novembro de 2019, o tempo considerado será de 20 (vinte) anos de contribuição.
Vamos agora para a alíquota da base de cálculo para sua aposentadoria, a qual será 60% da média de todas as suas contribuições a partir de julho de 1994, e a cada 1 (um) ano que ultrapassar os 15 (quinze) anos para a mulher será aumentado 2% (dois por cento), e no caso do homem a cada 1 (um) ano que ultrapasse os 20 (vinte) anos aumenta 2% (dois por cento).
Funciona assim, Maria contribuiu 20 (vinte) anos para o INSS, logo a alíquota que será utilizada para multiplicar a média de todas as contribuições não será somente 60% (sessenta por cento), mas sim, 70% (setenta por cento) porque aumentou 2% (dois por centos) a cada ano que ultrapassou os 15 (quinze) anos.
Por exemplo, a média do cálculo de todas as contribuições de Maria é de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), e será multiplicado pelos 70% (setenta por cento), logo, a aposentadoria de Maria será R$ 3.500,00 (três mil e quinhetos reais).
Viu só, como o melhor é realizar um planejamento previdenciário para verificar qual será a condição mais vantajosa, por isso, consulte um especialista previdenciário.